1

Helena Petrovna Blavatsky e a redescoberta da «Cabala Grega» e das suas Leis: A chave «lexarítmica» de interpretação

«…todas as cosmogonias sem excepção baseiam-se, entrelaçam-se e intimamente se relacionam com números e figuras geométricas. Um Iniciado dirá que

Partilhar
1 Pixabay

Versos Áureos de Pitágoras

Os meios para se realizar como ser Humano Honra, em primeiro lugar, e venera os deuses imortais, como está ordenado

Partilhar
1 Pitágoras, detalhe da Escola de Atenas, de Rafael Sanzio. Domínio público. Recortada

Textos Pitagóricos

Não se deve falar sem tocha das coisas divinas. Não fales de Deus publicamente nem de assuntos públicos no templo de Deus. (Pitágoras)

Partilhar
1 Einstein. Creative Commons

Tempo e Duração desde o Ponto de Vista Filosófico e Científico – Terceira Parte

Quando aparece a teoria da Relatividade Geral, diz-se que a gravidade distorce o tempo, logo a duração de um segundo depende do lugar em que se encontre o observador. Em situações limite, seria impossível saber se um acontecimento ocorreu antes que outro.

Partilhar
1 Torre de Babel. Domínio Público recortada

Os Ciclos na História e os Leitmotifs Humanos

Ao penetrarmos no passado humano vamos cada vez mais recuando até um tempo histórico já mergulhado nas penumbras da distância.

Partilhar
1 Tales de Mileto. Domínio Público

O Teorema de Tales de Mileto, uma Visão Filosófica

Tales de Mileto (624 a.C. – 546 a.C.), considerado um dos Sete Sábios Gregos, e para além de ter pronunciado pela primeira vez a máxima “Conhece-te a ti mesmo” – que figuraria no Templo do deus Apolo em Delfos – também é um dos fundadores e pais da Geometria grega e, portanto, Ocidental.

Partilhar
1 Espaço. Domínio Público recortada

O que É o Espaço Cósmico?

“– Sem dúvida o movimento haverá de produzir-se no vazio, não Trismegisto? – Um momento, não te precipites, Asclépio. Porque não pode existir nenhum ente vazio; a própria palavra “existência” o demonstra.” Hermes Trismegisto

Partilhar
1 Chronos e um seu filho. Domínio Público

Função Piso (Floor) na Matemática e a Ação de Saturno

“No princípio era o Verbo” começa o Evangelho de São João. O mesmo é dizer, visto que as letras ou vozes são números, que “No início era o Número.” Ou os Números, na sua própria dimensão.

Partilhar
1 Brócolo romanesco. Pixabay

Fractais – Arquétipos da Criação na Natureza, o Homem e a Sociedade

Uma folha de feto, um floco de neve, um pulmão ou um rim humano; uma nuvem, a costa de Inglaterra… O que têm em comum? “Foram feitos perfeitos e belos pelo criador de todas as coisas”, diria possivelmente um escolástico medieval. Um matemático moderno disse: “São fractais”.

Partilhar
1 Pitágoras. Domínio Público

Esfera e Círculo

Se vos perguntam: Em que consiste a natureza da divindade? Respondei: Num círculo cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar nenhum.

Partilhar