Círculo de Estudos de Matemática e Geometria Sagradas “Lima de Freitas”

Inspirada nos trabalhos realizados no âmbito da Geometria Sagrada por Almada Negreiros e Lima de Freitas, a Nova Acrópole de Portugal criou em 2008 o CÍRCULO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA SAGRADAS "LIMA DE FREITAS" com o objectivo de revitalizar e actualizar a tradição pitagórica e platónica.

“Aqui não entra quem não seja geómetra .”

Platão (aviso a quem entrava na sua Academia)

Inspirada nos trabalhos realizados no âmbito da Geometria Sagrada por Almada Negreiros e Lima de Freitas, a Nova Acrópole de Portugal criou em 2008 o CÍRCULO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA SAGRADAS “LIMA DE FREITAS” com o objectivo de revitalizar e actualizar a tradição pitagórica e platónica em concomitância com o estudos comparados desta tradição com as outras áreas culturais do planeta na procura das essências comuns a toda a Humanidade. Objectivo consignado no segundo princípio da Carta de Fundação da Nova Acrópole, como ONG:

Despertar uma visão global através do estudo comparado da Filosofia, das Artes, das Ciências, Religiões e Artes.

Paralelamente presta-se justa homenagem à figura de Lima de Freitas que nos ofereceu valiosos e inovadores trabalhos na área da geometria sagrada, que merecem ser continuados, na esteira do que ele próprio fez relativamente ao pioneirismo de Almada Negreiros no século XX, ao rememorar a tradição de índole pitagórica.

Mestre Lima de Freitas

Este Círculo tem vindo a realizar a sua actividade tendo em conta os escopos abaixo, mormente na realização de seminários de matemática e geometria sagradas realizados em parceria com os centros da Nova Acrópole em Portugal, e também realizando estudos sobre os temas pitagóricos. Quem desejar colaborar como voluntário no Círculo Lima de Freitas poderá contactar-nos através do email circulolimadefreitas@gmail.com .

Objectivos do Círculo Lima de Freitas:

1. Estudo dos princípios da tradição pitagórica, de sua origem egípcia e oriental e do seu legado ao longo dos séculos.

2. Estudo da aplicação desses princípios numéricos, harmónicos e geométricos na geografia sagrada das culturas antigas, na arquitectura sagrada, na literatura e em todos os domínios onde esses princípios foram aplicados pelos humanos. Trata-se sempre de uma investigação transdisciplinar.

3. Procura desses princípios numéricos, harmónicos e geométricos na Natureza.

4. Fomentar o estudo da presença de princípios da matemática e geometria sagradas na matemática e geometria correntes. Incluir nestas o estudo de matemáticas de outras tradições como a indiana e a maya.

5. Estudo do legado da tradição pitagórica na cultura portuguesa, nomeadamente nas obras de Almada Negreiros e de Lima de Freitas.

6. Desenvolver projectos específicos para estudo destes princípios aplicados na arte e na arquitectura portuguesas.

7. Fomentar a publicação dos estudos realizados no âmbito do Círculo «Lima de Freitas» em revistas científicas, na revista «Fénix» e no web site do Círculo a realizar.

8. Fomentar que os membros do Círculo realizem comunicações e conferências nos centros da Nova Acrópole assim como em universidades de modo a divulgar estas vertentes do conhecimento humano, geralmente olvidadas no mundo académico.

9. Idem para a realização de curso e seminários.

10. Convidar investigadores, nacionais e estrangeiros, não pertencentes ao Círculo, que se tenham distinguindo em pesquisas na área das matemática e geometria sagradas, para participarem em projectos do Círculo e proferirem conferências. Fomentar o intercâmbio com outros grupos de estudos congéneres.

11. Fomentar a edição de livros e conteúdos multimédia no âmbito desta temática, assim como a realização de exposições.

12. Realizar projectos de divulgação educativa especialmente para jovens do ensino secundário e universitário, tanto em Portugal como nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Paulo Alexandre Loução é coordenador do Círculo Lima de Freitas
pauloucao@nova-acropole.pt
Partilhar

3 comentários

  • Luís Henriques Barata

    Um fundamental empenho e estudo e observação sobre o legado dos nossos Grandes Mestres da Geometria Sagrada.

  • Gerardo de Magela Vasconcelos Arruda

    Minha formação é na área do comercio,em administração e em saúde. Gosto de escrever alguns trabalhos: cronicas e poesias nada acadêmicos por intuição ou inquietação de alguns sentimentos, os quais procuro retrata-los. em palavras. Veja no site” Encontro de Letras” autor-” magela ” onde tenho postado os meus trabalhos, além do facebook e instagram.
    Sempre fui muito ruim em matemática e geometria, matérias que estudei só no ensino fundamental com notas medíocres. Porquanto fiz o ensino médio numa escola de Comercio, uma vez comerciante e a matemática não era matéria do currículo . Fiz o ensino superior na Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, na Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral Ceará. Fiz especialização em Administração em Fortaleza na Fundação Dom Cabral Quanto a Filosofia e Espiritualidade desde cedo da vida busquei em instituições esotéricas e em livros não acadêmicos. Assisto videos da Nova Acrópole no youtube.
    Por sintonia do destino,estava eu, na minha residencia tomando o café, das três da tarde. Pensativo; frustado com meu ingresso no facebook ,onde adicionei 5000 ” amigos” e como nenhum obtive uma conversa proveitosa.Pelo o contrario tive o desgosto de ver figuras e conversas pornográficas. Minha díuvida seria de saio ou espero um pouco mais. Aí então de um relance olhando o meu celular estava numa página de uma sobrinha, não estou autorizado a menciona-la, com anuncio ” MATEMÁTICA PARA FILOSOFO” Não pensei duas vezes, apressei-me em direção ao computador em busca de melhores informações sobre o assunto. Pronto aqui estou, com 74 anos de idade, aposentado; 51 anos de casados quatro filhos e nove netos. Ansioso pelo conteúdo pelo saber deste conhecimento. Agradecidos Magela Arruda

  • Amo Nova acrópole

Deixar uma resposta