Deus Geometriza

[...] Nós sabemos que “Deus geometriza”, mas vendo que não existe um Deus pessoal, explicar-mo-á porque o processo de criação tenha que ser por pontos, linhas, triângulos, cubos, e porque um cubo deverá então expandir-se numa esfera? Finalmente, porque, quando uma esfera abandona o estado estático, a força inerente de Alento coloca-a a rodopiar.

Mde. Blavatsky: Certamente. Deus está aqui de pé simplesmente (como em Platão) para as forças plurais ou raios que emanam do primeiro e do Absoluto; Desta feita, a lei tem significado aqui. Dizemos aqui que a lei geometriza, mas no tempo de Platão não teria sido compreendido dessa forma, e portanto usaram a palavra Deus. Porque seria assim, não posso dizer com certeza, porque o Absoluto infelizmente não tomou o meu conselho; ou talvez, como eu fui parte dele, se eu não tivesse sido uma mulher tão preguiçosa, talvez tivesse ouvido. Mas não ouvi, pois como posso afirmar a vocês tal coisa? Eu penso que ninguém em livro algum de sabedoria vos contasse algo como tal. Agora por exemplo, onde você fala sobre os cubos e as linhas e triângulos: se você esquecer o que aprendeu na física simples e elementar, você apenas observará os flocos de neve, as únicas coisas além dos cristais que lhe mostram todos os aspectos geométricos existentes na Natureza. Isto você não pode contradizer. Olhe para a água, se puder observar e isto é algo que consegue fazer; e se abrir qualquer livro de Tyndall, você vai encontra-lo. Então, o calor tem efeito nas partículas atómicas da matéria num estado líquido. O que é o calor, senão a modificação das partículas? É uma lei da física ou até talvez mecânica, de que partículas que estejam em movimento de si mesmo se tornem esferoidais. Isto é uma lei para um globo ou um planeta até uma gota de chuva; assim que o movimento cessa, a forma esférica altera-se e torna-se uma gota plana. Mas se está a passar através de todas as formas anteriores, isto é dizer, assim que a acção cessa, como Tyndall ensina, a gota torna-se invariavelmente um triângulo equilátero, um hexágono, depois cubos ou quadrados saíndo pelas pontas do hexágono. Você verá o plano de seis pontas e observa imediatamente a formação de cubos e todos os tipos de coisas assim. Numa palestra dele – qualquer coisa sobre gelo, sobre a formação de partículas no gelo, se me lembro bem – Tyndall, tendo observado as partículas de gelo a quebrarem-se numa grande massa gelada através da qual ele passou raios de calor recorrendo a eletricidade, assegura-nos que a primeira e primária forma que as partículas assumem é sempre triangular ou piramidal. Depois tornam-se cúbicas, e finalmente assumem a forma de hexágonos, etc, etc.; Não lhe posso dizer onde está, mas eu sei que o sei, porque é assim ensinado na doutrina oculta. É uma lei, e certamente não há nenhum erro acerca dela – uma lei na Natureza. Ou pegue num floco de neve e vai encontrar todas estas formas geométricas nele.

Rebento de feto. Autor: Imagem de Bkrmadtya Karki por Pixabay

Sr. Kingsland: Ainda em relação àquela experiência de partir o gelo com um feixe de calor. Pode dizer-nos como é que na visualização através da reflexão num ecrã se vê formas vegetais, formas de fetos e plantas?

Mde. Blavatsky: Com certeza. Apenas mostram ali corpos astrais que se preparam para formar plantas e tudo mais. O gelo é uma espécie da matéria que contém todos os protótipos de matéria nas suas futuras formas. Não seria observado se se observasse na superfície, mas quando se trata das suas energias e de tudo o que será, então descobrirá que um anel descarta o anel que se tornará o futuro anel. Isto é tudo uma ligação para outra. Estou muito contente que você conheça esta experiência.

Sr. Kingsland: Sim, mas requer mais alguma coisa para além de água para fazer estas formas. Ele pega num grande bloco de gelo e dispara um potente raio para este gelo e daí sobre uma tela, e este raio dissolve o gelo. E na tela você vê estes fetos e plumas.

Mde. Blavatsky: Você não vê triângulos, hexágonos e cubos, e você vê os fetos e plantas, porque rejeita os corpos astrais – que estão sendo contidos naquelas partículas de gelo, porque gelo é matéria? Veja, se pensar sobre o assunto, recorde que os fetos, aquela espécie de planta, particularmente os fetos, aquela que mais vê na tela são em larga medida formadas por figuras geométricas. Está na Natureza. É impossível de outra forma. A Lei geometriza ou Deus geometriza. Como não podemos chamar Lei Deus, ou vice-versa? É simplesmente o mesmo.

Feto. Autor: Imagem de Annette Meyer por Pixabay

Mr. B. Keightley: O fato é que essas figuras geométricas ou figuras matemáticas são uma parte da lei humana do pensamento, porque existem na mente universal da qual procedem, e da qual a mente humana é ela mesma um reflexo de um microcosmo, suponho.

Mde. Blavatsky: […].

Sr. A. Keightley: […]. Números e figuras geométricas representam para a consciência humana as leis da ação na mente divina?

Mde. Blavatsky: Elas representam, com certeza. Como é que poderia ser de outra forma? Não há acaso na evolução das formas, nem existe o assim chamado surgimento anormal ou fenómeno cósmico devido a circunstâncias aleatórias, mas é sempre algo disperso na nossa terra, quer no seu início, quer no seu fim (não da terra, mas dos seus fenómenos).


Excerto retirado de:

THE SECRET DOCTRINE DIALOGUES

H. P. Blavatsky’s Talks With Students

Imagem de capa:

Link: https://pixabay.com/pt/illustrations/flocos-de-neve-neve-queda-de-neve-554635/ Pixabay

Partilhar

Leave a Reply